top of page

Registro de finalização de módulos

Textos opinativos com algumas considerações sobre os módulos estudados. 

Antes da faculdade, eu já havia tido a matéria (ou módulo) de ecologia no ensino fundamental e médio.

No ensino fundamental, no entanto, foi de forma simplória, superficial, enquanto no ensino médio pude ver o conteúdo um pouco mais de perto. Esse conhecimento prévio foi de grande ajuda na compreensão das matérias que me foram aplicadas, me dando maior gosto em alguns dos assuntos em particular, dentre os quais se encontram: os tipos de relações ecológicas; animais especialistas e generalistas; biomas terrestres; interações entre as espécies.

Esta área está ligada diretamente a vida profissional do biólogo, abrindo oportunidades em zoológicos, refúgios, áreas de preservação ambiental e laboratórios de pesquisa ambiental, por exemplo. Uma forma prática onde esse conhecimento pode ser aplicado, fora da área profissional, foi uma observação mais detalhada das interações ecológicas, a realização do projeto integrador, um “seminário” acerca do que é ser generalista para parentes próximos e uma conversa informal com um amigo sobre preservação, interações, etc.

Uma sugestão para se otimizar ainda mais o aprendizado, seria mais aulas práticas, visitas aos parques ambientais e mapas mentais.

Este texto tem como finalidade apresentar o módulo de ecologia.

Ecologia

Durante os ensinos fundamental e médio, os únicos temas que lembro de ter visto sobre fisiologia foram: termorregulação e os sistemas circulatórios e digestório. Alguns conceitos ainda foram importantes, mas, em sua maioria, todas as matérias citadas acima foram vistas de forma superficial.

Dentro da fisiologia, os temas que obtive maior compreensão foram: osmorregulação, sistema endócrino, trocas gasosas e tricoma foliar.

A Fisiologia teve um grande enfoque em laboratório e pesquisas científicas, mas esse tipo de conhecimento, assim como o de ecologia, pode ser aplicado no dia-a-dia, como por exemplo explicando os hormônios que provocam a muda de uma cigarra, esclarecer o que são os "pelinhos" das plantas e qual sua função, expor o motivo pelo qual as lesmas derretem no sal ou mesmo dizer o porquê de sermos conhecidos como animais de "sangue quente".

As aulas seriam melhor aproveitadas se o conteúdo fosse trabalhado não só em um bimestre, dando assim, o devido tempo para uma maior compreensão acerca do assunto.

O módulo abordado a seguir será fisiologia animal e vegetal.

Fisiologia: Animal & Vegetal

bottom of page